domingo, 3 de junho de 2007

A tal "nano rede"...

Hoje postei um comentário no blog do Fernando de Sá Moreira o http://canecas.blogspot.com que está linkado ali ao lado também, em um post dele sobre a utilização de micros antigos, por conta disso resolvi publicar aqui também, de forma mais abrangente sobre minha nano rede (menor do que microrede) e assim aumentar a possibilidade de que outras pessoas que tenham esses equipamentos encostados em casa e caso não queiram doar para alguém que precise ou até mesmo queira doar, saiba como o equipamento pode ser ressucitado e realmente tornar-se útil, vamos lá...
A nano rede é composta atualmente pela máquina principal que é um Duron 1.0 com 512mb de ram, dois HD`s de 40gb, um com Ubuntu 7.0 onde estou escrevendo esse post e o outro com o Kurumin 7, um Pentium 233 MMX com 46mb de ram EDO, sem mouse e sem monitor, com um HD de 20gb rodando o Ubuntu 5.1 SERVER onde eu pretendo expandir a ram e atualizar a versão do server, uso esse micro como um almoxarifado para meus documentos, downloads, imagens e tals, poderia estar rodando nele o Damn Small Linux também que é uma excelente distribuição para os chamados "velhinhos", mas optei pelo Ubu server pois economizo um pouco mais na ram por não ter a parte gráfica e me divirto com SSH, SCP e modo texto (cuidado!!! isso é altamente viciante :-P!!!) e por fim um Pentium 166 com 16mb de ram SEM teclado, mouse, monitor, HD, com duas placas de rede PCI e um leitor de disquete onde roda o Coyote Linux como router e firewall, em uma das placas ele recebe o modem ADSL do Speedy e na outra ele repassa o sinal para um PS HUB40 SuperStack II da 3COM que um amigo ia jogar fora e me deu que por sua vez redistribui para o Durom e o 233 ou qualquer outra máquina que eu queira plugar aqui.
Pretendo mudar o Coyote Linux para o BrazilFW
que é sua versão "brasuca" rodando a partir de um HD de 500mb (sim, isso ainda existe).
O Duron também me foi doado por um cliente, rodava Win XP fervia e travava, mesmo colocando dissipadores e coolers gigantescos, com Linux (testei com várias distribuições) não ferve mais, o Pentium 233 e o 166 também me foram doados, enfim, contando com a generosidade de outras pessoas, lendo muito na net (ao invés de ficar de *sacanagem olhando site de mulher peládia) com paciência e um pouco de determinação consegui montar a tal nano rede, se ela para??? ah sim, claro que para, quando eu desligo ou falta energia elétrica no bairro...
Vou ver se um colega me empresta a câmera digital prá tirar umas fotos da nano rede e postar aqui.
Pense a respeito, você pode estar sub-utilizando um equipamento robusto como um fusca ou mesmo nem estar utilizando sendo que ele poderia ser útil para você ou uma outra pessoa.
(*)Eu substitui o palavrão por conta de uma observação feita pelo professor Kurt Kraut, ele está corretíssimo e isso eu tenho que admitir...

Nenhum comentário: