segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Didática.


O vocábulo didática deriva da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se traduz por arte ou técnica de ensinar. Enquanto adjetivo derivado de um verbo, o vocábulo referido origina-se do termo διδάςκω (didásko) cuja formação lingüística - note-se a presença do grupo σκ (sk) dos verbos incoativos - indica a característica de realização lenta através do tempo, própria do processo de instruir. As obras de Hugo de San Víctor - Eruditio Didascalia - no século XII, de Juan Luis Vives - De Disciplinis - no século XVI, e de Wolfgang Ratke - Aporiam Didactici Principio - estão associadas aos primeiros tratados sistemáticos sobre o ensino. É, entretanto, com Comênio, através de sua Didáctica Magna, escrita no século XVII e considerada marco significativo no processo de sistematização da Didática, que esta se populariza na literatura pedagógica. Grosso modo, podemos dizer que a Didática é uma ciência cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem.

Sendo assim vamos às devidas explicações, quando comparo os comentários de leitores da matéria publicada no site do "estadão" com o discurso de quem prega a pena de morte no Brasil, estou querendo dizer que as duas coisas se enquadram num elevado nível de ignorância, pois independente dos motoboys não agirem de forma civilizada nem por isso eu vou desejar a morte deles ou que sejam banidos da sociedade, assim como também não vou apoiar fatos como o massacre ocorrido no extinto Carandiru...
Se eu já fui assaltado? claro que fui, eu moro em São Paulo, se já estive sob a mira de uma arma? sim e posso afirmar que era de verdade...
Enfim, os comentários dos leitores da matéria que linkei assim como o discurso sobre a pena de morte, do meu ponto de vista são fruto da mais pura ignorância, ignorância selvagem e brutal, era sobre isso que eu falava.
Com relação ao meu repúdio ao tal do "Cansei", torno a repetir, a mídia brasileira é apenas uma grande promotora de linchamentos...
É em todos os seus formatos reacionária e direitista, sendo que além de se movimentar conforme seus próprios interesses ainda se dá ao luxo de querer normatizar a verdade, como se fosse ela detentora de tais poderes auto-concedidos e ou concedidos por Deus, Buda, Alah e tals...
Portanto comete lêdo engano quem se apóia em fatos que nada agregam a evolução da sociedade brasileira como o tal do "Cansei", a história da humanidade, vamos nos focar no caso do Brasil, a história do Brasil está repleta de exemplos de movimentos ridículos, sem sustentáculo algum e que em determinado período foram festejados por nossa mídia e depois esquecidos por ela da mesma maneira, se bem que eram ridículos mesmo, haja visto por exemplo o Movimento Integralista de Plínio Salgado...
Enfim, é necessário haver clarêza de pensamento e muito discernimento, não para ler as baboseiras que eu escrevo, mas sim para entender as entrelinhas..., as entrelinhas da vida real.


Nenhum comentário: