terça-feira, 27 de março de 2007

Linux

Como eu trabalho com info é muito normal as pessoas me perguntarem o que é esse tal de Linux??? pois bem, eu recomendo que você de uma olhada no http://br-linux.org/linux/faq-linux
do Augusto Campos, as pessoas também me perguntam se o Linux é melhor que Windows, não me considero apto a responder isso e nem acredito que alguém o seja, pois entendo que o ser humano é naturalmente resistente a mudanças de comportamento, quanto mais mudar a de sistema no desktop da noite para o dia depois de ter passado anos e anos tomando mensagem de erro na tela azul da morte, o que digo é que convém experimentar e não há necessidade de ser um nerd para aprender a lidar com ele, o Linux, aliás nem é necessário instalar no micro, a depender da configuração da máquina, o sistema do pinguim roda a partir do leitor de CD.
É claro que existem diferenças, se existem diferenças entre os seres humanos, quanto mais entre sistemas operacionais..., sim eu uso Linux, em casa, na emprêsa de desenvolvimento de softwares onde trabalho, e graça a uma série de vantagens que ele oferece já pude salvar dados de clientes meus em HD's em que o Windows havia deixado de funcionar e até mesmo em HD's defeituosos, e isso por si só já representa uma grande vantagem no meu caso em particular.
Cabe aqui uma curiosidade, por ser open source, ou seja, ter seu código fonte aberto, o Linux permitiu que surgissem várias distribuições digamos customizadas ao redor do mundo, o que nós chamamos sabores linux, por exemplo, em casa eu uso o Kurumin Linux que é uma distro nacional desenvolvida pelo Carlos Eduardo Morimoto que também é mantenedor do excelente site www.guiadohardware.net , a partir do Knoppix que por sua vêz foi desenvolvido a partir do Debian, tá vendo como são vários sabores???
Esse post está sendo editado no Open Office que atualmente é nativo no kurumin, uso também o Ubuntu, o Damn Samll Linux e o Coyote Linux que no caso está rodando a partir de um disquete, sim eu disse disquete, e funciona como roteador da minha rede em um jurássico Pentium 166 sem monitor, sem mouse, sem teclado, sem HD e com 24mb de memória e 2 placas de rede.
Enfim é isso...

Nenhum comentário: